ENQUETE ENCERRADA

Moacir Bertoldi em 1º


Terminou nesta quarta-feira (29 de fevereiro) a enquete “Qual é o político com maior liderança em Jaraguá do Sul”. Teve 623 participações. Por ser ano eleitoral acabou de certa forma misturando um pouco com a intenção de voto dos participantes. Com 38% o 1° colocado foi o ex-prefeito Moacir Bertoldi (PR), seguido pelo empresário Antídio Aleixo Lunelli (PMDB), que alcançou 27%, o deputado estadual, Carlos Chiodini (PMDB) 9% e o suplente de deputado, Dieter Janssen (PP) , 6%. O "nenhum deles" superou todos os outros nomes. Analistas políticos afirmam “nos bastidores” que Moacir Bertoldi tem força eleitoral, mas não para vencer o pleito deste ano. “Poderá fazer 15 mil votos”. Se ele realmente for candidato, dentro desta análise “vai embolar” a eleição em Jaraguá do Sul. É esperar mais uns 90 dias para conferir as coligações e ver "quem vai estar com quem nestas eleições".

ACOSTAMENTOS NA BR 280

O vereador Jaime Negherbon se pronunciou sobre o acostamento às margens da BR-280, no trecho sentido Corupá. Para ele, a Prefeitura poderia assumir a responsabilidade sobre a obra, como fez à época o então prefeito Geraldo Werninghaus, no trecho da Waldemar Grubba. “Jaraguá do Sul arrecada um milhão e 300 mil reais por dia, tem condições de arcar com isto”, disse.

MOTORISTA JOGOU CARRO CONTRA CANCELA DO HOSPITAL SÃO JOSÉ

Pronto Socorro do Hospital São José: Nos últimos dias aumentaram as reclamações por demora no atendimento

A Central Regional de Emergência (CRE) foi informada de ocorrência de dano, na cancela do Hospital São José ontem (28) às 22h30. A guarnição Policial Militar deslocou até o local, onde após contato com o responsável pela cancela (entrada e saída de veículos) do Hospital São José o qual relatou que um homem conduzindo o veiculo Fiat Palio Week placas MBI-6290 de Jaraguá do Sul, parou na cancela e após atirar o bilhete do estacionamento em sua direção, dizendo que aguardava por horas pelo atendimento médico para a filha no Pronto Socorro e como não foi atendido, iria sair sem efetuar o pagamento da tarifa de estacionamento. Relatou o solicitante que tentou acionar o controle para erguer a cancela, mas o condutor acelerou o veículo, vindo a colidir e danificar a cancela, se evadindo em seguida. Posteriormente o condutor do veículo retornou ao local, dizendo que havia lavrado um boletim de ocorrência contra o hospital por falta de atendimento. Diante dos fatos, a guarnição lavrou o boletim de ocorrência Termo Circunstanciado contra o condutor do Fiat Palio Week pelo dano cometido e orientou as partes.




Condutor não habilitado e embriagado é detido no centro de Jaraguá do Sul - Por volta das 2h, madrugada desta quarta-feira (29), policiais militares que realizavam o patrulhamento no centro de Jaraguá do Sul, suspeitaram e abordaram um VW Gol com placas de São Paulo que transitava pela Rua Presidente Epitácio Pessoa. Durante a abordagem foi verificado que o condutor de 33 anos estava visivelmente embriagado e também não possuía carteira nacional de habilitação (CNH). O crime de embriaguez ao volante foi comprovado pelo teste de bafômetro que aferiu 0,75 miligramas de álcool por litro de ar expelido, mais de sete vezes superior ao limite tolerado por Lei. O acusado foi multado e levado à Delegacia de Polícia sob a acusação de crime de trânsito.




Veículo furtado em Guaramirim é encontrado em Joinville - Um morador do loteamento São Francisco, localidade de Bananal do Sul em Guaramirim informou a Polícia Militar, por volta das 9h da manhã desta terça-feira (28), o furto de um GM Corsa, cor preta com placas de Jaraguá do Sul. De acordo com a vítima, o veículo estava estacionado em frente à residência e o furto teria ocorrido entre a noite segunda-feira e a manhã de terça. Policiais militares fizeram rondas e o crime foi comunicado para toda a rede de comunicação da PM e cidades vizinhas.Por volta das 11h30min, policiais militares em Joinville comunicaram a Central Regional de Emergências da PM em Jaraguá do Sul sobre a recuperação do veículo que estava abandonado no bairro Itinga. O proprietário foi comunicado e compareceu na Delegacia de Polícia de Itinga para os procedimentos de devolução do veículo. (Soldado Jean Rudolf)

PREFEITA CECÍLIA DEIXA O CARGO?

Circulam rumores de que a prefeita Cecília Konell (PSD) poderia renunciar ao cargo em abril, para permitir que a filha Fedra Konell (PSD) seja candidata a sua sucessão nas eleições de outubro. A prefeita, enquadrada na lei ficha limpa, não poderá disputar a reeleição, mas é pouco provável que ela e principalmente o marido, Ivo Konell, irão entregar a administração ao vice-prefeito, Irineu Pasold (PSDB). Porém os próximos dias ou as próximas horas podem trazer novidades, já que a justiça deve se pronunciar sobre a aplicação da Lei anti-nepotismo na prefeitura, que afastaria das funções a chefe de gabinete, filha da prefeita, Fedra Konell e o marido, o Super, Hiper, Mega Secretário, Ivo Konell, “O iluminado” título que lhe foi outorgado na semana passada pelo vereador Jean Carlo Leutprecht (PcdoB). Como todos sabem a prefeita Cecilia ocupa a cadeira, mas quem manda de fato na prefeitura é “O iluminado”.

GUARAMIRIM: EMPOSSADOS VEREADORES MIRINS 2012

O presidente da Câmara de Vereadores de Guaramirim, Osni Fortunato, o Dakina (DEM) empossou em ato solene nesta segunda-feira (27), às 18 horas os Vereadores Mirins da legislatura 2012. A novidade este ano é o apoio ao programa de três ex-vereadores mirins: Crislaine, Joslaine e Lucas que criaram um Blog para divulgação das atividades bem como irão acompanhar todos os trabalhos serem realizados. Os vereadores mirins foram escolhidos no final do ano passado através de eleições em suas respectivas escolas. São eles: Noara Aline Fossile e Bruna Fernanda Martins da Escola Almirante Tamandaré; Jordan Maciel e Luana Bruhmuller, da Escola Alfredo Zimmermann; Sabrina Neumann e Henrique dos Santos, da Escola São Pedro; Paco Giordani Mora, da Escola Lauro Zimmermann, Maiara de Oliveira, da Escola São José e Lucas Jorge Hubert, da Escola Carrossel.

APAE DE JARAGUÁ RECEBE TROCO SOLIDÁRIO DA HAVAN

Nesta terça-feira, dia 28, às 14h, a Havan realizou a entrega do cheque simbólico de R$ 6 mil, à APAE - Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Jaraguá do Sul, resultantes da campanha Troco Solidário Havan no município. A APAE atende crianças e jovens com Síndrome de Down com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dessas pessoas, através da promoção e articulação da defesa de direitos, prevenção, orientação, prestação de serviços e apoio à família. Segundo a auxiliar administrativa da entidade, Leonora Frey Reiser, o valor será aplicado em manutenções que o local necessita. “Essa ajuda é muito bem-vinda, vamos poder melhorar a qualidade da nossa sede para atender cada vez melhor nossos alunos”, conta. O Troco Solidário foi instituído em 2010 pela Havan. Ao pagar suas compras com dinheiro nas lojas Havan, o cliente é convidado a doar centavos do troco desta operação para a campanha. A campanha de 2012 já começou. Quem fizer a doação de seu troco na Havan de Jaraguá do Sul estará contribuindo com a Rede Feminina de Combate ao Câncer. Em 2012 a ação da Havan passa a ser semestral, para beneficiar duas entidades por ano, além de sortear um prêmio entre os clientes que contribuirem com a campanha.

DEPUTADO PROPÕE SEMANA CONTRA A OBESIDADE INFANTIL

A obesidade infantil vem crescendo nos últimos anos no Brasil. Segundo dados apresentados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), o índice entre jovens de 10 a 19 anos com excesso de peso passou de 3,7% em 1970 para 21,7% no ano de 2009. Visando a conscientização de pais e crianças, o deputado Carlos Chiodini (PMDB) apresentou projeto de lei para auxiliar no combate, em Santa Catarina, desta que é uma das doenças que mais afetam crianças em todo o mundo. O projeto visa instituir a Semana de Conscientização contra a Obesidade Infantil, que deverá acontecer na primeira semana de julho. O deputado Carlos Chiodini comentou que a Semana de Conscientização contra a Obesidade Infantil deve esclarecer aos pais e à sociedade em geral sobre a importância de uma alimentação saudável e exercícios físicos regulares.

PM APREENDE 500 PEDRAS DE CRACK

Por volta das 23h, noite desta segunda-feira (27), policiais da Agência de Inteligência do 14º Batalhão de Polícia Militar em Jaraguá do Sul, detiveram um homem de 21 anos com mandado de prisão e outro de 25 anos, acusado por tráfico de drogas. Com o segundo foram encontrados 105 gramas de crack, o suficiente para dividir em cerca de 500 pedras. A ocorrência iniciou com a abordagem de um homem que estava em atitude suspeita na Rua Procópio Gomes de Oliveira, centro de Jaraguá do Sul, o abordado estava com mandando de prisão por não retornar ao presídio depois de uma saída temporária, ele cumpria pena por tráfico de drogas. De acordo com o abordado, ele estava esperando uma entrega de crack. Os policiais monitoraram o local até a chegada do suspeito que entregaria a droga. O suspeito foi abordado assim que chegou, com ele foi encontrada uma pedra de crack. Mas no apartamento onde morava, os policiais encontraram cerca de 500 pedras de crack, balança de precisão, R$ 1.220,00 reais em dinheiro, 5 caixas de anabolizantes, munições, um capuz e até um rádio comunicador que usava a frequência da PM, além de diversos produtos eletrônicos. Os dois acusados foram detidos e encaminhados à delegacia de Polícia.


Depois de discussão e ameaças, vizinhos são detidos no bairro São Luís - Por volta das 19h, desta segunda-feira (27), a Polícia Militar foi chamada para mediar um conflito entre dois moradores da Rua Daniel Fabiano Tecila no bairro São Luís em Jaraguá do Sul. Além de xingamentos, os vizinhos se ameaçavam de morte, a ponto de que um deles estar armado com um facão. De acordo com os envolvidos as desavenças já ocorrem a algum tempo e recomeçam sempre que se encontram. Os policiais militares controlaram a situação e detiveram os acusados, de 39 e 46 anos, que responderão a um termo circunstanciado e deverão resolver suas diferenças em Juízo.


Briga em bar termina com duas pessoas feridas em Schroeder - Uma discussão de bar terminou com duas pessoas machucadas na Rua Walter Ginow, bairro Schroeder I. De acordo com o proprietário do bar houve uma discussão com um cliente que estava embriagado, por volta das 19h30min, noite desta segunda-feira (27). Ainda segundo relatos, o cliente estava armado com uma faca e teria atingido o dono do bar de 23 anos de idade, ocasionando um ferimento no ombro direito, sendo o acusado desarmado em seguida. Em deslocamento para a ocorrência os policiais militares encontraram um homem de 20 anos caído às margens da rua, suspeito de ter envolvimento na briga. Ele estava embriagado e apresentava lesões na cabeça, sendo levado ao pronto socorro para atendimento. Todos os envolvidos foram levados à delegacia de polícia para depoimento e esclarecimentos. (Soldado Jean Rudolf)

FICHA LIMPA PARA TODOS

Está tramitando na Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final da câmara de Jaraguá do Sul um projeto de autoria dos vereadores Justino da Luz (PT), Francisco Alves (PT), Jean Leutprecht (PcdoB) e Natália Lúcia Petry (PMDB), estendendo a lei ficha limpa no município. A matéria veda a nomeação para cargos comissionados tanto no executivo como no legislativo de pessoas que tenha ficha suja na justiça. Jean Carlo afirma que a proposta é baseada na Lei da Ficha Limpa, validada pelo Supremo Tribunal Federal. A intenção segundo ele é levar a matéria ao plenário já no mês de março e aprovar o texto ainda no primeiro semestre.

GOTTARDI DISPARA CONTRA TAMANINI

Na noite desta segunda-feira (27) o Vereador presidente da Câmara de Corupá, João Carlos Gottardi, reafirmou que o atual secretário de administração e finanças, Sandro Glatz, é um “boca alugada” e “capacho” do prefeito. No discurso, Gottardi afirma que o atual Prefeito Luiz Carlos Tamanini vem governando o município basicamente através de decretos de emergência. Disse também que a população ainda hoje não se conforma com os aumentos abusivos do IPTU de 2010, que a reboque trouxe o aumento da taxa de lixo, cujo serviço estaria gerando reclamações em alguns bairros. Na semana passada o secretário de administração e finanças da prefeitura, classificou de mentiroso o presidente Gottardi, ao divulgar a informação de que o Legislativo devolveu aos cofres públicos, ano passado, mais de um milhão de reais.

PRESO ACUSADO POR MORTE DO MOTORISTA DO LÍDER CLUBE

Polícia procura arma do crime que poderia estar nas proximidades
Numa resposta rápida das polícias civil e militar, foi preso na tarde desta segunda-feira (27) , Charles de Oliveira, 18 anos, acusado pela morte de Walter Silva Monteiro, 44. O crime ocorreu na noite de domingo no estacionamento do Líder Clube, na Vila Lalau. Valter era motorista e segurança da danceteria. Segundo o soldado Jean Rudolf, responsável pelo setor de comunicação social do Décimo Quarto Batalhão da PM, o acusado teria sido expulso da boate por que começou a flertar com uma garota e acabou brigando do ex-namorado dela. Foi colocado para fora por Walter. Para se vingar emprestou de um amigo uma pistola 380, disparando dois tiros no segurança. A vítima foi levada ao Hospital São José, mas já chegou sem vida. Ainda, segundo o soldado Rudolf, apesar da pouca idade, Charles de Oliveira já tem diversas passagens pela polícia. Estava em liberdade condicional, depois de cumprir pena por roubo em Joinville.
Foto - William Fritzke

VEREADOR LAMENTA AUSÊNCIA DE ENGENHEIRO NA SESSÃO

O engenheiro responsável pela reurbanização da Rua 28 de Agosto em Guaramirim, Alberto João Marcatto, não compareceu na sessão desta segunda-feira, 27 de fevereiro, onde era aguardado para esclarecer diversos pontos do referido projeto. O convite foi feito pelo vereador Diogo Junckes (PR), que apontou falhas na área de drenagens . “São seis pontos de alagamentos ao longo da 28 de Agosto”, disse ele.

JUVENTUS REÚNE SÓCIOS E LANÇA NOVO UNIFORME

Na última sexta-feira, dia 24, o Grêmio Esportivo Juventus realizou o primeiro jantar destinado aos seus sócios torcedores. Cerca de 200 pessoas compareceram ao evento, realizado no Salão Social do clube, que contou animação da banda 1213. O diretor de Marketing e Relacionamento, Henrique Porto, trouxe um relato das parcerias firmadas até o momento, que incluem o jornal O Correio do Povo, a equipe de futebol americano Jaraguá Breakers, a agência Clic Zoom, a Futmarcas SC, o ecônomo Moacir Schwirkowski (Moisa) e a Celinho Esportes, através da marca C10. Em discurso enérgico, o presidente Jerri Luft prometeu reconduzir o time à elite do futebol catarinense. Outra ação de destaque na noite foi o lançamento dos novos uniformes oficiais do clube, inspirados na década de 70, quando o Juventus disputou pela primeira vez o Campeonato Catarinense da Primeira Divisão. A apresentação reuniu o passado e o presente do tricolor jaraguaense, através de Ariovaldo Xavier dos Santos – o Arizinho, maior artilheiro da história juventina, com 254 gols – e Fábio Tomelin – capitão da equipe Junior. Os torcedores que desejam adquirir os novos uniformes, ainda sem os patrocínios, podem fazer a reserva através do e-mail marketing@juventusjaragua.com.br ou diretamente na secretaria do clube. O preço é de R$ 70 (setenta reais). Sócios em dia têm 20% de desconto (R$ 56) e podem pagar a camisa em duas vezes de R$ 28. O jantar com os sócios será uma ação mensal da diretoria do Juventus, que aproveitará os eventos para anunciar oficialmente as novidades do clube. (Iriane Porto/Avante)

ANO ELEITORAL - CONDUTA VEDADA AO SERVIDOR PÚBLICO

Para garantir o equilíbrio e a imparcialidade nas eleições municipais neste ano o governo do estado editou um manual de comportamento dos agentes públicos da administração estadual das eleições 2012. Todo funcionário publico efetivo ou comissionado tem que seguir uma série de normas para evitar favorecer candidatos, partidos políticos ou coligações partidárias. O manual foi elaborado pela procuradoria geral do estado, com base na legislação eleitoral. O procurador do estado, Bruno de Macedo Dias comenta que a grande maioria dos servidores são conscientes, mas que é preciso reforçar a observância a lei eleitoral. Entre as regras do manual está a orientação de que a estrutura do estado como carros, equipamentos e imóveis não podem ser usados em campanha, mas para realização de convenções partidárias há concessão. O servidor também fica expressamente proibido de durante o horário do expediente participar de atividade político partidária. Também não pode usar o computador do serviço pra atos voltados a eleição, como por exemplo, usar o twitter mesmo que seja o seu pessoal para vincular programa social a determinado partido político ou candidato. Todas as regras já estão valendo e as mesmas regras valem para servidores das prefeituras e Câmaras de Vereadores.


As orientações, de observância obrigatória para todos os agentes públicos estaduais, serão divulgadas por meio de mensagem eletrônica para os servidores e também nas páginas eletrônicas dos órgãos oficiais do Estado.


Confira, a seguir, as principais orientações do Manual:



- Cessão de bens públicos: é proibida a cessão e o uso de bens móveis ou imóveis em benefício de candidato, partido político ou coligação, ressalvada para realização de convenção partidária.



- Propaganda: é expressamente proibido veicular propaganda por meio de bens públicos. A vedação abrange a utilização, em favor de qualquer candidato, coligação ou partido político, de materiais ou serviços que sejam pagos pela administração pública.



- Equipamentos: é proibido o uso dos equipamentos de propriedade do poder público em benefício de candidato, coligação ou partido político, tais como telefones fixos ou celulares, computadores, aparelhos de fax e conta de e-mail institucional. Por exemplo, não pode o agente fazer uso do telefone do órgão público ou do e-mail institucional para convocar ou informar sobre reunião de cunho político.



- Horário para participação política: o servidor público, durante o horário de expediente, está proibido de participar de atividade político-partidária, tais como comparecer ao comitê eleitoral de qualquer candidato, ir a comícios ou participar de campanha eleitoral.




- Programas sociais: os programas sociais custeados ou subvencionados pelo poder público, tais como a distribuição de cestas básicas, livros didáticos e auxílios financeiros, não podem ser utilizados com a finalidade de beneficiar candidato, coligação ou partido político. A vedação não proíbe a continuidade dos programas sociais, mas sim a indevida utilização deles para ganho político.




- Shows: é proibida, a partir de 7 de julho de 2012, a contratação de shows artísticos para inauguração de obras. A vedação é também aplicável à administração estadual e sua inobservância caracteriza abuso do poder econômico.




- Inaugurações: a partir do dia 7 de julho de 2012, é vedado a qualquer candidato a participação de inaugurações de obras públicas. É importante salientar que o dispositivo não veda as inaugurações em si. É proibida, também, a participação de representantes, assessores emissários ou mandatários do candidato nos atos de inauguração. Por fim, é vedado a qualquer participante fazer discurso em ato de inauguração de obra louvando o trabalho do candidato ou do seu partido ou coligação.




- Mídias sociais: o agente público deve cuidar para não descumprir as normas referidas nos itens anteriores quando utilizar-se da Internet e a Intranet. Dentre os exemplos de condutas vedadas, encontram-se a utilização de computador ou notebook profissional para atos voltados à eleição; a alimentação de páginas eletrônicas, Twitter ou qualquer rede social em desconformidade com as orientações deste Manual, como, por exemplo, utilizar-se de Twitter pessoal para vincular programa social a determinado partido político.



- Penalidades: sem prejuízo das demais sanções penais, civis, administrativas e eleitorais, o § 7º, do art. 73, da Lei Federal nº 9.504/97, caracteriza a violação das condutas enumeradas no mesmo artigo como atos de improbidade administrativa e, portanto, sujeitam o infrator às penalidades previstas na Lei nº 8.429/92.

BOMBEIROS VOLUNTARIOS APRESENTAM NOVA DIRETORIA

Giorgio Donini deixa a presidência

A Associação de Serviços Sociais - Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul apresenta nesta segunda-feira, 27, relatório de atividades e o balanço da gestão 2010-2011, durante a plenária semanal da ACIJS-APEVI, no Centro Empresarial. O encontro, às 18 horas, marca também a realização de assembléia de eleição da nova diretoria da Associação Empresarial. Na reunião, os Bombeiros Voluntários apresentarão também, para a comunidade, a diretoria eleita há uma semana, na sede da corporação. Ermes Nissen assume a presidência para o período 2012-2013, substituindo Giorgio Rodrigo Donini, mantendo a tradição de posse do vice e assim assegurar a continuidade da gestão sem mudanças que alterem o principal objetivo da instituição. Atualmente a corporação conta com 92 bombeiros voluntários e 55 efetivos que no ano passado realizaram em média 22 atendimentos/dia nos serviços de Atendimento Pré-Hospitalar, combate a incêndios e emergências em geral. (Ueta)

MOTOCICLISTA MORRE NA RODOVIA DO ARROZ

Um motociclista morreu no início da tarde deste sábado (25), na curva do Arroz, em Joinville, próximo à ponte do rio Piraí. Ele teria entrado no sentido contrário da pista e foi parar embaixo do caminhão, após colidir na lateral do veículo. Segundo a polícia, o caminhão estava em baixa velocidade. De acordo com o motorista, o motociclista estaria acima de 80 km/h. A polícia acredita que o homem teria se perdido em função de alguma falha mecânica na moto, ou sofrido um mal súbito. Não se sabe se o homem estaria indo ou voltando de uma pescaria. Ele ia no sentido Guaramirim e o caminhoneiro seguia no sentido Joinville. (Foto Salmo Duarte - Agência RBS)


Vias de Fato. – sábado (25), às 17h36 - Rua Edmundo Arnoldo Emmendoerfer - Bairro Vieiras - Jaraguá do Sul - A Central Regional de Emergência (CRE) foi acionada para atendimento de ocorrência de vias de fato entre familiares. Ao chegarem no local os policiais se depararam com E.L.C, 29 anos, coberto de sangue e sendo segurado por sua mãe e amigos, e o mesmo gritava que "pode atirar que eu nao tenho medo", além deste fato os policiais observaram uma grande quantidade de sangue pelo chão da garagem. Após alguns minutos C.L.E, 21 anos, apareceu em uma das janelas da casa falando que havia se trancado, pois seu irmão estava tentando lhe matar. Ele também estava completamente ensangüentado. Com a chegada do apoio no local ambos foram detidos, sendo necessário o uso da pistola taser em E.L.C. devido o mesmo estar em completo estado de embriaguez e muito agressivo. O CBV esteve no local e prestou os primeiros socorros e posteriormente efetuou a condução ao hospital São José. Após atendimento no hospital os mesmo foram conduzidos para a Delegacia para a lavratura dos procedimentos.

SANTA CATARINA LIDERA O RANKING DE CRIAÇÃO DE EMPREGOS

O emprego formal, em Santa Catarina, teve uma pequena melhora em janeiro. Os números são positivos, embora ainda muito tímidos. Foram criadas 16,4 mil novas vagas no mês passado, o que corresponde a uma expansão de 0,89% frente a dezembro de 2011 Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho. SC ficou atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais. A indústria, que em 2011 registrou queda de 66% em relação ao saldo de novos postos criados em 2010, teve uma pequena reação em 2012, com aumento de 0,74% em janeiro diante de dezembro. O setor que puxou o índice para baixo foi o comércio, com retração de 0,34% no Estado. O presidente da Federação do Comércio de SC (Fecomércio-SC), Bruno Breithaupt (foto), afirma que o saldo negativo do setor, com o fechamento de 1,3 mil vagas, está relacionado com uma diminuição na contratação de funcionários temporários em dezembro. Tradicionalmente, o comércio contrata mais pessoas, a maioria de forma temporária, para reforçar a equipe de funcionários durante as vendas do Natal. Mas, em 2011, o Natal foi mais magro do que no ano anterior. – Não tivemos tanta admissão de funcionários porque vínhamos de um processo de desaceleração das vendas. O comércio não contratou com tanta intensidade – explica. Para ele, o quadro deve mudar no decorrer do ano, quando as medidas do governo, como a queda nos juros, comecem a surtir efeito. – Teremos uma recuperação gradual daqui para a frente, com recuperação das vendas e, por consequência, geração maior de emprego – diz. Em janeiro o saldo em Jaraguá do Sul foi negativo em 442 vagas, por causa do fechamento do frigorífico Seara/Marfrig.

SINDICATO E WEG QUÍMICA NÃO CHEGAM A ACORDO

Proposta de antecipação salarial de 3% foi rejeitada

Não houve acordo na segunda reunião entre dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores Químicos (Sintiquip) e representantes da Weg Química, realizada na tarde desta sexta-feira (24). De acordo com o sindicato, o gerente de Recursos Humanos do grupo Weg, Jonas Schmidt, e a assessora jurídica, Sinara Sansen, ofereceram 3% de reajuste salarial, a partir de 1º de março, a título de antecipação da data-base da categoria, em 1º de agosto. Até o momento, a variação da inflação/INPC está em 2,81%. A proposta foi imediatamente rejeitada pelos dirigentes sindicais: "Os trabalhadores não querem antecipação, a proposta está longe da expectativa, não temos como defendê-la em Assembleia", resumiu o presidente do Sintiquip, Sérgio Luís Ferrari, reforçando que "a reivindicação dos trabalhadores é de 10% de reajuste salarial". Nova reunião está agendada para terça-feira (28) à tarde - ainda sem horário definido.



NOTA EMITIDA PELA EMPRESA: Jaraguá do Sul, 24 de fevereiro de 2012


Em relação à negociação com o Sindicato dos Trabalhadores Químicos, Plásticos, do Papel e da Borracha de Jaraguá do Sul e Região (Sintiquip), a WEG vem a público esclarecer alguns fatos. A WEG é uma empresa que valoriza seus colaboradores, investindo constantemente em melhoria do ambiente de trabalho, pagamento de salários e benefícios acima da média de mercado. Alguns números ajudam a entender melhor a atual situação.




§ O salário médio dos colaboradores da WEG Tintas já é 62,18% acima do piso da categoria;


§ Nos últimos 4 anos, a folha de pagamento da WEG Tintas teve um aumento de 8,17% a mais do que a receita operacional bruta.


§ Em 2011, 43,92% dos colaboradores da WEG Tintas tiveram aumento salarial, através de promoções e enquadramentos, além da convenção coletiva;


§ A participação nos resultados relativa a 2011 foi de 1,85 salários, 65% maior que a média das empresas da região.


Em virtude do atual cenário de aumento de competitividade internacional no Brasil e consequente redução das margens de lucro das empresas, a WEG apresentou sua contraproposta ao Sintiquip, confiando na avaliação criteriosa e justa da entidade e no bom andamento das negociações. A WEG acredita que essa iniciativa, além de demonstrar sua boa vontade em negociar, atende plenamente aos anseios de ambas as partes, mantendo o compromisso com a qualidade de vida dos colaboradores e suas famílias e contribuindo para a manutenção de importantes postos de trabalho na região.


Andressa C. Pereira - Comunicação Institucional

PILOTO SOBREVIVE A QUEDA DE AVIÃO EM CORUPÁ

Bi motor que caiu na manhã de hoje em Corupá
Um avião agrícola que pulverizava plantações de banana no município de Corupá, caiu na manhã desta sexta-feira (24) na localidade de Rio Paulo Pequeno, no interior do município. O piloto, Giovani Rodegueri, 26 anos, foi socorrido pelos bombeiros voluntários e encaminhado ao Pronto Atendimento e depois ao Hospital São José em Jaraguá do Sul, com fratura nas pernas, clavícula e escoriações pelo corpo. O acidente ocorreu por volta das 09h30. Os bombeiros foram chamados por um agricultor que teria presenciado a queda. As causas do acidente serão investigadas. (foto César Junkes _ Folha SC)



Homem que matou a mulher e enterrou corpo no quintal condenado a 17 anos - O servente de pedreiro Lucio Lino Pereira Soares, 21 anos, réu confesso do assassinato da mulher Andreia da Silva, 17 anos, foi condenado a 17 anos de prisão. Pelo crime de homicídio duplamente qualificado por motivo fútil e emprego de asfixia o réu pegou 16 anos de reclusão e mais um ano pelo crime de ocultação de cadáver. Em junho do ano passado, Soares confessou ter asfixiado e matado Andreia e enterrado o corpo no quintal de casa, no bairro Corticeira, em Guaramirim. O julgamento que começou às 9h desta sexta-feira foi conduzido pela juíza Anna Finke Suszek e terminou às 17h10. A acusação foi sustentada pela promotora Maria Cristina Pereira Cavalcanti Ribeiro e a defesa feita pelo advogado Lodemar Resner. A estratégia da defesa era reduzir a pena, desqualificando a acusação de que Soares agiu com a intenção de matar. Segundo Resner, a alegação de Soares é que ele segurou o pescoço de Andreia para conter a mulher durante uma briga e a sufocou sem querer. O crime ocorreu em julho de 2011 e, na época, o corpo de Andreia ficou desaparecido por 11 dias, sendo encontrado depois que cachorros começaram a rondar o quintal. Lucio disse a polícia que matou a mulher após uma das constantes brigas do casal. (foto Marcele Gouche)

Ciclista morre ao bater em poste no Águas Claras - Um jovem de 14 anos ficou gravemente ferido ao bater de bicicleta em um poste na descida do bairro Águas Claras. Gilberto Zanotti, 14 anos, estava indo para o colégio homago onde estudava, quando perdeu o controle da bicicleta e bateu contra um poste, na descida do bairro Águas Claras. O acidente ocorreu por volta das 12h40. Ele foi socorrido em estado grave pelos bombeiros e levado ao Hospital São José, mas não resistiu aos ferimentos.


PM identifica suspeito de praticar arrombamentos em Massaranduba - Polícia Militar foi informada por volta das 2h30min, madrugada desta sexta-feira (24), sobre um homem suspeito de tentar arrombar uma igreja nas proximidades do mercado nosso ponto no centro de Massaranduba. Policiais militares deslocaram até a Igreja na Rua 11 de Novembro e encontraram o acusado que estava numa motocicleta Yamaha YBR. Ao perceber a presença da PM, o suspeito largou a moto e saiu correndo em direção ao matagal e não foi mais encontrado. A motocicleta de cor preta com placa de Massaranduba que ficou no local, com a chave na ignição, vai ajudar a Polícia a identificar o acusado, que além de tentar arrombar a igreja evangélica, também é suspeito de arrombar um consultório odontológico e a loja Total 10, na mesma cidade.

ASSEMBLÉIA ELEGE NOVA DIRETORIA DA ACIJS

Monika é o nome de consenso para presidir a ACIJS

A Associação Empresarial de Jaraguá do Sul realiza na segunda-feira, dia 27, Assembléia Geral Ordinária para apresentação do relatório de atividades, balanços patrimonial e social, e eleição da nova diretoria. A diretora superintendente da Duas Rodas Industrial, Monika Hufenussler Conrads, tem o nome cotado para substituir Durval Marcatto Junior. A atividade ocorre durante a plenária semanal da ACIJS-APEVI, às 18 horas, no Centro Empresarial. Ainda durante a reunião, ocorre apresentação do relatório de atividades dos Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul e relatório de gestão 2011, quando também será apresentada a nova diretoria dos Bombeiros eleita no dia 22, tendo como presidente Ermes Nissan. Após o evento será servido coquetel no Salão de Eventos Rodolfo Hufenüssler. A posse da nova diretoria da ACIJS será no dia 22 de março, no Clube Atlético Baependi.

ATRASE O RELÓGIO NO DOMINGO

Termina no domingo o horário brasileiro de verão, que teve a maior duração desde 1985. Os relógios devem ser atrasados em uma hora em 10 estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além da Bahia e do Distrito Federal. O período, iniciado em 15 outubro do ano passado, teve 133 dias, por causa da coincidência entre o dia previsto para o término do horário de verão e o domingo de Carnaval. O encerramento deve ser no fim de semana seguinte. O objetivo é evitar que, no meio da folia, a população se esqueça de ajustar os relógios. A estimativa do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) é de que o horário de verão permita uma economia entre R$ 75 milhões e R$ 100 milhões. A diminuição da demanda estimada de eletricidade é de 4,6%, ou o equivalente a 2.650 megawatts.

JUSTIÇA ANULA TERCEIRIZAÇÃO DA MERENDA ESCOLAR EM SC

O edital de concorrência de 2008 que terceirizou a merenda escolar em Santa Catarina foi anulado pelo Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região. O contrato de R$ 120 milhões foi feito quando o senador Paulo Bauer (foto) era secretário de Estado da Educação. Para o relator, o juiz federal João Pedro Gebran Neto, a Secretaria Estadual de Educação violou os “princípios da moralidade e da probidade administrativa”. A decisão foi unânime. A ação popular foi proposta pelo deputado federal Pedro Uczai (PT). Para ele a terceirização gerava prejuízo aos cofres públicos. O senador Paulo Bauer foi procurado para falar sobre o assunto e não foi encontrado. A ideia é voltar à autogestão, com merendeiras e utilização de produtos tradicionais de cada região. Além de reduzir os gastos com a alimentação, essa seria uma maneira de incentivar a agricultura familiar do Estado.

RECLAMAÇÕES CONTRA OS CORREIOS SE INTENSIFICAM

Contas chegam atrasadas e a multa sobra para o consumidor

Em Guaramirim o vereador Gilberto Junkes (PPS) reclama dos serviços. Solicitou três vezes a presença do gerente regional dos correios, Jeferson Wagner, para explicações, mas ele não compareceu. Em Jaraguá do Sul o vereador Jaime Negerhbon (PMDB), também se queixou da demora dos correios na entrega das correspondências. De acordo com ele, muitas faturas chegam com atraso e o usuário acaba tendo que arcar com o prejuízo. Ele quer que um representante dos correios compareça a uma das sessões. Pelo jeito é mais um que vai ficar sem resposta. Vale lembrar que os Correios foram à instituição em que a população brasileira mais confiava... até que os políticos tomaram conta da instituição e conseguiram acabar com a eficiência no atendimento.

HOMEM ATACADO POR ABELHAS SE RECUPERA

Se recupera em um quarto no Hospital São José o idoso Álvaro Costa Urizzi, 65 anos, que levou cerca de 500 picadas de abelha pelo corpo na quinta-feira (16) no bairro Vila Lenzi. Ele foi levado em estado grave para o hospital e teve duas paradas cardiorrespiratórias. Ele disse que só lembra quando acordou na UTI do Hospital. Disse que foi atacado por um enxame inteiro de abelhas cuja colméia ficava embaixo de uma caixa de água, por onde ele passou e tocou com o corpo em um galho, originando o ataque. ORIENTAÇÕES DOS BOMBEIROS - Os bombeiros orientam a não chegar perto de enxames, pois qualquer barulho pode assustá-las e fazer com que elas ataquem. O bombeiro André Maciel explica que, ao ver uma colméia, é preciso acionar a corporação pelo 193 e os socorristas analisam e fazem o isolamento do local. Se forem vespas, os bombeiros queimam os insetos e, se forem abelhas, a retirada deve ser feita por um apicultor credenciado. Maciel destaca que a maioria dos ataques ocorrem durante o verão, mas que esse tipo de ocorrência é raro na cidade.


CORPO DE HOMEM É ENCONTRADO NO BAIRRO NOVA BRASÍLIA - Um homem de 65 anos de idade foi encontrado morto dentro de um domicílio na Rua João Planincheck, bairro Nova Brasília em Jaraguá do Sul, por volta das 19h20min, noite desta quarta-feira (22). De acordo com um homem de 19 anos, Elias Pereira morava sozinho. A Polícia Civil compareceu ao local e não encontrou evidências de crime, presumindo então que a causa da morte é natural.



Foragido da Justiça é capturado no centro de Jaraguá do Sul - Na madrugada desta quinta-feira (23), por volta das 2h, policiais militares que patrulhavam o centro de Jaraguá do Sul suspeitaram da conduta de dois homens que estavam nas proximidades do terminal urbano rodoviário, na Avenida Presidente Getúlio Vargas. Durante a abordagem nada de ilegal foi encontrado com os suspeitos de 21 e 22 anos. Contudo, após consulta ao SISP (Sistema Integrado de Segurança Pública) foi constatado que abordado de 21 anos, estava com mandado de prisão em aberto por furto, expedido pela comarca de Lages. O acusado possui, apesar da pouca idade, uma considerável ficha criminal, com mais de 16 detenções pelos mais diversos motivos, entre furto, roubo e até rapto. Ele foi detido e conduzido à Delegacia de Polícia.



Veículo é recuperado antes mesmo do proprietário descobrir o furto - A Polícia Militar de Barra Velha informou a Central Regional de Emergências de Jaraguá do Sul sobre um Renault Clio com placas de Jaraguá que foi encontrado abandonado por volta das 17h, natarde desta quarta-feira (22). O veículo estava com a chave na ignição e não havia registro de furto. Policiais militares deslocaram até a Rua São Miguel, bairro Estrada Nova e encontraram a esposa do proprietário que tinha acabado de chegar em casa. De acordo com a mulher de 31 anos de idade, ela e o marido haviam saído de casa por volta das 7h da manhã para ir ao trabalho e deixaram o veículo na garagem. Ao retornar, perto das 17h30min, percebeu que havia uma janela dos fundos da residência arrombada e a chave e nem o veículo estavam mais no local. A vítima foi informada sobre a recuperação do carro e orientada a registrar a ocorrência na Delegacia de Polícia. (Soldado PM Jean Rudolf)

CAMINHÃO DO PEIXE DEFINE NOVO ITINERÁRIO

A Associação de Aquicultores de Jaraguá do Sul – AJA definiu o itinerário das próximas datas de visita do Caminhão do Peixe. A entidade havia anunciado há duas semanas que estava encerrando as vendas através do caminhão por diversos motivos, entre eles falta do produto e dificuldades de comercialização. Um quilo de filé de tilápia é vendido a R$ 20,00. O presidente da AJA, Idaclécio Machado reclama do preço da ração, que pode ocasionar prejuizo para o produtor. O peixe inteiro é vendido a R$ 10 o quilo. Durante a Quaresma, o caminhão passará a cada 15 dias. Posteriormente, o calendário será discutido. Pontos de venda:

Terça-feira (28/02) – Sociedade Botafogo – das 4 às 9horas


Quinta-feira (1/03) – Parque Municipal de Eventos – das 4 às 9 horas


Sexta-feira (2/03) – Praça Ângelo Piazera – das 11 às 18 horas


Sábado (3/03) – Praça ao lado do Mercado Público – das 5 às 11 horas.

O "IMBRÓGLIO" DA PONTE

Jaime Negherbon(foto) acusa administração de promover "politicagem"

Tudo começou quando a atual administração decidiu mudar o local da ponte que já estava com os pilares construidos. O vereador Jaime Neghergon (PMDB) disse que vai a justiça para incriminar a pessoa que usou seu nome e de outros vereadores na manhã do último sábado (18), quando houve manifesto pela construção da ponte ligando os bairros Vila Rau e Amizade. “A pessoa que fez isso usou de má fé” criticou. Negherbon classificou de politicagem o que aconteceu no sábado. O Secretário de Administração, Ivo Konell, teria incitado moradores para fazer um protesto em frente ao fórum da comarca visando pressionar a justiça. Só para esclarecer: A construção dessa ponte já havia iniciado no governo Moacir Bertoldi, mas a atual administração “resolveu” mudar o local da mesma. Mas segundo Jaime o que impede a mudança é uma medida judicial movida por moradores contrários e o próprio Plano Diretor do Município.


DIANTE DOS FATOS A CÂMARA EMITIU ESTE COMUNICADO:


A Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, bem como os vereadores individualmente não possuem qualquer relação com o fato de as obras de construção de uma ponte ligando os bairros Rau e Amizade não terem sido iniciadas pela Prefeitura, seja no local do projeto original ou conforme a proposta apresentada pela atual administração. A execução de obras, portanto a realização de despesas pelo município, não pode ser proposta no Legislativo (vício de iniciativa/origem). Cabe aos vereadores tão somente a aprovação ou não de projetos para investimentos pelo Executivo. A Câmara, inclusive, está impedida até mesmo de votar qualquer projeto que preveja a construção da referida ponte por conta de ordem judicial, como amplamente divulgado pela imprensa em outras oportunidades. Isto se dá em razão de duas liminares concedidas pela Justiça ao tomar conhecimento da existência de projetos com esta finalidade enviados pelo Executivo à Câmara. A primeira requerida pelo autor e a segunda pelo Ministério Público. O Judiciário determinou a suspensão da votação até o julgamento de uma ação popular ajuizada por João Cícero dos Santos contra o município. O morador alega que alterar o projeto ponte fere o Plano Diretor e que a obra já foi iniciada em outro local, gerando despesas aos cofres públicos. Portanto, incorre em equívoco a afirmação de que um pedido de vista feito por vereadores é a razão pela qual as obras da referida ponte não foram executadas. Mesmo porque um pedido de vista representa tão somente a retirada de um projeto da pauta de votação, voltando à ordem do dia na sessão seguinte. Além disto, quando da primeira proposta sobre a alteração do Plano Diretor visando a alteração do local da ponte, a Câmara de Vereadores promoveu audiência pública para manifestação da comunidade acerca da obra. Todos tiveram possibilidade de se manifestar, prevalecendo as posições contrárias a mudança de local da ponte. A audiência, ocorrida em dezembro de 2010, atendeu a uma solicitação da Promotoria Pública de Meio Ambiente. Em tempo, o senhor João Cícero dos Santos não ocupa assento na Câmara nesta legislatura. (Diretoria de Comunicação Social).

CHUVA FORTE CAUSA ALAGAMENTO EM JARAGUÁ

Água cobriu a Rua Reinoldo Rau

A chuva da tarde desta quarta-feira (22) provocou alagamentos em várias ruas do centro de Jaraguá do Sul. A chuva começou por volta das 16 horas e causou transtorno principalmente no trânsito. As principais ruas alagadas foram a Reinoldo Rau, Marechal Deodoro, João Planincheck, Joaquim Francisco de Paulo, João Zapella e muitas laterais. De acordo com a Defesa Civil, choveu 50 milímetros em menos de 30 minutos nesta tarde. O diretor da Defesa Civil, Ronis Bosse, informa que esse foi um volume expressivo de chuva em tão curto tempo. “Foram registradas seis ocorrências na vila lenzi a água verde, onde casas foram invadidas pelas águas. Alguns comerciantes também reclamaram que motoristas e motociclistas, invadiram as calçadas e jogavam água para dentro dos estabelecimentos” disse ele. (foto Valmor Veloso/ Daniel Filho) (PONTO DE ONIBUS NA LATERAL DO COLÉGIO SÃO LUÍS)

MENOR É FLAGRADO EM MOTO COM DROGAS

A Polícia Militar apreendeu na noite desta terça-feira (21), um adolescente de 17 anos de idade que pilotava uma motocicleta Honda CG 150, na Rua 25 de Julho, bairro Vila Nova em Jaraguá do Sul, por volta das 21h30. O adolescente que estava acompanhado de outra menor, de 14 anos, desobedeceu a ordens de parada e somente foi abordado no centro da cidade, depois de ter pilotado a moto de forma perigosa e cometido diversas infrações de trânsito. Durante a revista pessoal os policiais militares encontraram cerca de 8 gramas de maconha no bolso do suspeito que foi apreendido e levado à delegacia. A motocicleta foi notificada e recolhida, e a adolescente de 14 anos também foi encaminhada à delegacia para esclarecimentos.
Em Guaramirim homem é vítima de assalto e tem carro roubado - Por volta das 15h50 desta terça-feira (21), um morador da Rua Guilherme Tomelim, bairro Caixa D’água em Guaramirim, teria sido vítima de dois homens que invadiram a residência armados de revólveres e anunciaram o assalto. De acordo com a vítima de 24 anos de idade, os acusados teriam lhe amarrado no banheiro e roubado o carro, um Citroën C3 placas MFH-6173 de Guaramirim. O ocorrido foi repassado para toda a região e a vítima orientada a registrar o crime na Delegacia de Polícia.
Motociclista fica gravemente ferido ao colidir em colheitadeira - Um motociclista ficou ferido ao colidir na traseira de uma colheitadeira na Estrada Bananal, em Guaramirim na manhã de ontem (21). O motociclista, Wilson Ochner, de 34 anos teve fratura exposta em um dos braços e no fêmur e um corte considerado médio no abdômen. De acordo com os Bombeiros de Guaramirim o acidente aconteceu em uma curva. A moto estava em alta velocidade e ao se deparar com a colheitadeira que estava parada o motociclista não conseguiu desviar. A vítima foi encaminhada pelo Helicóptero Águia ao Hospital e Maternidade São José, em Jaraguá do Sul. OUTRO ACIDENTE EM GUARAMIRIM - Além deste acidente guaramirim registrou ontem mais dois acidentes graves. Um deles aconteceu ainda durante a manhã quando Meridiane santos de souza 26 estava atravessando a SC 413 de bicicleta e uma moto a atinjiu . Ela foi encaminhada ao hospital com diversos ferimentos principalmente na face com incidência de hemorragia.
CÃO MORRE EM ACIDENTE DE CARRO - A ocorrência foi registrada na região do bairro Ribeirão Cavalo ontem, dia 21 de fevereiro, onde um veículo Renault clio veio a capotar. Dentro dele estavam a condutora, duas meninas e uma cachorra. O veiculo caiu dentro de uma arrozeira . Todas as pessoas sobreviveram com ferimentos leves já o animal veio a óbito no local. (fonte - Soldado Jean Rudolf)

AUMENTA PREÇO DO PEDÁGIO NA BR 101

A Autopista Litoral Sul, concessionária responsável pelo trecho entre Curitiba e Palhoça, informa que a partir desta quarta-feira haverá aumento na tarifa do pedágio. As praças de Palhoça, Porto Belo e São José dos Pinhais (PR) passaram de R$ 1,40 para R$ 1,50 já no primeiro minuto da quarta-feira. Já em Garuva e Araquari, o valor vai de R$ 1,20 para R$ 1,30. Segundo comunicado emitido pela Autopista, o aumento é um acordo firmado no contrato de concessão entre a empresa e a Agência Nacional de Transportes Terrestres. Os valores das praças de Garuva e Araquari são mais baixos em cumprimento de uma decisão liminar da 2ª Vara Federal de Joinville, expedida em 4 de novembro de 2011. O processo que fez com que a concessionária baixasse os preços em novembro do ano passado foi protocolada pelo procurado Mário Sérgio Ghannagé Barbosa, afirmando que "a empresa não cumpriu obras propostas no contrato de concessão. Para reforçar o pedido, o MPF citou atropelamentos fatais ocorridos na rodovia - a construção de passarelas era parte do acordo.

TRABALHADORES DA WEG QUÍMICA AMEAÇAM PARALISAR

Parque Fabril na BR 280 em Guaramirim

Os trabalhadores da empresa WEG Química de Guaramirim, insatisfeitos com as propostas de reajuste salarial, podem realizar uma paralisação caso não haja avanço nas negociações. Representantes da empresa e do Sindicato dos Trabalhadores em Industrias Químicas (SINTIQUIP) se reuniram nesta terçá-feira (21), para iniciar a negociação. O reajuste solicitado pelo sindicato é de 10%. Agora, a empresa vai avaliar o pedido e nesta sexta-feira, às 13 horas, deverá apresentar uma contraproposta. Segundo o presidente do sindicato, Sérgio Ferrari, a mobilização partiu de dentro da fábrica. Colaboradores reclamam que a empresa vem apresentando alta produção e faturamento e acaba de anunciar um novo plano de expansão. Ferrari alerta que dependendo da negociação, a paralisação pode ocorrer. “Mas será dentro das leis de greve”, salienta. A WEG Química produz uma diversificada gama de tintas em pó, liquidas, marítimas e vernizes industriais.

JARAGUÁ PODERÁ TER CURSO DE MEDICINA

A proposta foi apresentado pelo recém emposssado reitor da Universidade Católica de Jaraguá do Sul, Robert Burnet, ao destacar os projetos da instituição para os próximos anos. A principal novidade é a criação do Curso de Medicina até 2015. “É claro que depende de um projeto de sustentabilidade que vamos implantar a partir de agora, considerando que o Conselho Nacional de Medicina é muito exigente”. Ele que assumiu o cargo recentemente em lugar de Pedra Santana Alves informa ainda que o projeto passa pela ampliação do quadro de profissionais titulados (doutores) e deve acontecer a médio prazo. Destaca que somente neste ano serão investidos R$ 2 milhões de reais em área física, laboratórios e estacionamento.

DEM VAI PARA A OPOSIÇÃO EM JARAGUÁ DO SUL

CELSO PIRMANN ASSUME VICE PRESIDÊNCIA DO DEMOCRATAS


O empresário Celso Pirmann acaba de assumir a vice-presidência da Comissão Provisória do Democratas de Jaraguá do Sul, substituindo, Augusto Muller, que faleceu no dia 22 de dezembro do ano passado. Pirmann foi secretário de administração no governo de Moacir Bertoldi (PMDB). O DEM está se organizando para discutir as candidaturas e coligações visando as eleições municipais de outubro. Além de Pirmann as conversas serão coordenadas também pelo vereador Ademar Possamai. A novidade no Democratas é que o partido anuncia que será oposição a atual administração durante a campanha. Trata-se de uma virada já que Ademar Possamai foi líder do governo durante quase três anos na câmara. Possamai disse que passa a atuar com independência e que eventuais votos polêmicos serão submetidos a apreciação do partido. Pirmann é antigo defensor do movimento "O Sul é o meu país".

HOMENS DETIDOS POR RECEPTAÇÃO DE MOTOCICLETA

Policiais da Agência de inteligência do 14º Batalhão de Polícia Militar (BPM), recuperaram nesta segunda-feira (20), uma motocicleta Honda Bross 150 que havia sido furtada em janeiro deste ano na cidade de Rio Negrinho. A ação ocorreu em quatro municípios e contou com o apoio da Polícia Civil. Rio Negrinho - Os esforços para recuperar a moto furtada iniciaram quando um suspeito conhecido como “De Menor” foi detido pela Polícia Militar, De Menor têm inúmeras passagens criminais em toda a região por furto de motocicletas. Ele confessou que havia furtado uma moto da garagem de uma residência em Rio Negrinho em janeiro deste ano e, havia revendido para um homem em Jaraguá do Sul por R$ 350 reais. Jaraguá do Sul - A Polícia encontrou o acusado de ter receptado o veículo furtado numa residência na Rua Terezinha Ferresa na localidade de Ribeirão Cavalo. O homem de 30 anos confirmou que tinha comprado a moto, mas já havia revendido por R$ 400 reais para outra pessoa que trabalhava num ferro velho em Guaramirim. Guaramirim - No ferro velho às margens da Rodovia BR 280, os policiais encontraram o terceiro envolvido, o suspeito de 20 anos de idade confirmou ter comprado a moto, mas que havia escondido no município de Major Vieira, na casa da sogra. - Major Vieira - Enfim a motocicleta foi encontrada já sem placa e com a numeração do chassi raspada e foi encaminhada à Delegacia do município de Major Vieira. “De menor” que já estava detido vai responder por mais um crime de furto e os outros dois envolvidos foram detidos acusados por receptação. A operação que teve início por volta das 9h terminou somente no começo da noite.
(Fonte - Soldado Jean Rudolf)

AGRICULTURA COMBATE BORRACHUDOS

A Secretaria de Agricultura e Pecuária de Guaramirim, em conjunto com a comunidade, está realizando ações de combate ao mosquito borrachudo. Para isso, a Secretaria fornece um larvicida biológico e instruções para aplicação correta do produto. solução é diluída em água e não apresenta riscos ao meio ambiente, ela também combate outros insetos como transmissores da dengue, febre amarela, malária, etc. Para o inspetor de origem animal da Secretaria, Rogério José dos Santos, a prevenção e aplicação correta do produto são as melhores formas de combater este tipo de inseto. utra atitude que deve ser tomada pela comunidade, segundo Rogério, é manter os ambientes de proliferação sempre limpos. “Não deve ser jogado dejetos em rios e córregos, pois nessas condições, cria-se um ambiente perfeito para a proliferação do mosquito”, concluiu Santos.

JUVENTUS APRESENTA NOVOS UNIFORMES

Uniforme volta as origens do clube


A última semana foi de muitas novidades no Grêmio Esportivo Juventus. A principal delas foi a apresentação dos novos uniformes, que remetem aos modelos utilizados na década de 70, quando o clube disputou pela primeira vez o Campeonato Catarinense. “Com os novos uniformes, estamos resgatando nossa própria história. É como o pagamento de uma dívida moral”, comenta o presidente Jerri Luft. Durante a semana foi fechado um acordo com a empresa jaraguaense Celinho Esporte (C10), para o fornecimento de material esportivo ao clube. “É bom deixar claro que não estamos inventando a roda, mas sim reinventando. Estamos atrás da nossa identidade, que perdemos há anos. Mudar o escudo ou as cores do clube seria uma atitude muito radical. Então, optamos por mudar o uniforme. Afinal, não somos o Juventus da Rua Javari. Somos o Juventus de Jaraguá do Sul”, comenta Henrique Porto, Diretor de Marketing e Relacionamento. As primeiras 100 peças – cinquenta de cada modelo – devem estar à venda no jantar da próxima sexta-feira, dia 24, destinado aos sócios torcedores. A iniciativa vem alcançando grande aceitação na comunidade e já ultrapassou a marca de 90 associados. O jantar será realizado no reformado Salão Social do clube e não terá custo para os sócios com as mensalidades em dia. Acompanhantes e demais interessados devem adquirir ingressos no local do evento, ao valor de R$ 10 (dez reais). Na manhã de sábado (17) aconteceu mais um mutirão de limpeza. Desta vez o foco foi a pintura do estádio João Marcatto. Também no sábado aconteceu uma importante reunião com dirigentes da equipe de futebol americano Jaraguá Breakers, que resultou em uma parceria a ser anunciada nos próximos dias. (Fotos: © GE Juventus/Avante!)

Enquete

Na sua opinião qual será o tema mais importante da campanha eleitoral deste ano?
Corrupção
Economia
Educação
Obras
Saúde
Segurança
Transporte
Votar
resultado parcial...

Enquete

Você está gostando das temperaturas mais baixas?
Sim, adoro tempo frio
Não, não vejo a hora do verão voltar
Gosto de todas as estações
Votar
resultado parcial...

Nobille

Real Pet Shop Clinic

TWITTER

Translate

meteorologia

Hora Certa

Arquivo do blog

Pesquisar este blog

Carregando...

Rádio Panorama